REVISTA ESSÊNCIA

PASTOR VALMOR WEINGARTNER

 “DEUS NOS ACOLHE, ampara, consola, está conosco nos momentos de dor”. Essa é a mensagem deixada pelo Serviço de Assistência Espiritual aos colaboradores, pacientes e familiares. Presente no dia a dia do Hospital Santa Catarina de Blumenau, desde março de 2014, como responsável pelo serviço, o pastor Valmor Weingartner fala um pouco mais sobre os trabalhos realizados e os projetos para os próximos anos.

CONTE-NOS UM POUCO SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL. QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES?
A missão do Serviço de Assistência Espiritual do Hospital é confortar, apoiar as pessoas que precisam de consolo. Nosso objetivo nunca foi converter as pessoas e sim consolá-las. Nosso papel no Hospital é levar a quem precisa – e todos nós precisamos, especialmente nos momentos de doença – a mensagem de que Deus nos acolhe, nos ampara. Dizer que Ele está conosco nos momentos de dor. Ficar doente é um tombo, mas por maior que seja o abismo, Deus está cuidando da gente.

PARA O SENHOR, QUAL O FOCO DA ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL NO DIA A DIA DO HOSPITAL?
A Assistência Espiritual presta serviço para três públicos distintos, cada um com as suas necessidades. O primeiro deles é o colaborador, uma pessoa que também tem seus conflitos, seus momentos de alegria e de tristeza e que, por mais que tente, não consegue deixar seus problemas em casa, guardados numa gavetinha. Onde eu deixo os meus problemas? As minhas inquietações? Como cuidar do outro nos momentos em que eu preciso de cuidado? Nesse sentido, nosso objetivo é ajudar o colaborador, ser uma fonte de força, de ajuda e de fé.

O segundo é o paciente que vive um momento de dúvidas e questionamentos. Nesses casos, nem sempre é necessário falar, às vezes basta ouvir. Ficar doente é desafiador. Abrir mão do trabalho, da família, do conforto do lar. Dá para entender Deus? Não! Agostinho já dizia: “Se tu compreendes não é Deus”.
Então creia e conte conosco, essa é a mensagem que queremos passar para os pacientes. Os familiares, terceiro grupo em que atuamos, também precisam do nosso apoio. Às vezes, a família tem mais dificuldade em aceitar do que o próprio paciente. Eles costumam dizer que oram e não encontram respostas. Por que com ele? Por que agora? Costumo dizer que a resposta de Deus não vem como a gente quer, mas precisamos crer. Deus não nos desampara.

SÃO TRÊS PÚBLICOS DIFERENTES E COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS. COMO O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL TRABALHA NESSE SENTIDO?
O maior desejo do ser humano é viver bem. Isso acontece com o colaborador, com o paciente e com o familiar. Todos querem, de alguma forma, aliviar a sua dor, seja ela emocional, física ou espiritual. É aí que atuamos, na dor do outro, e no que podemos fazer para amenizá-la. A Poimênica – palavra de origem grega que significa pastor – é um dos projetos que estamos desenvolvendo. Sua prática utiliza vários métodos para orientar as pessoas a encontrar um caminho. Não dizemos às pessoas o que elas devem fazer, apenas ajudamos a abrir os nós, mostrando as consequências das suas decisões e ajudando-as a tomar a decisão certa.

ALÉM DA POIMÊNICA, DE QUAIS PROJETOS A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTICIPA? CITE ALGUNS.
O serviço de Assistência Espiritual atua em vários grupos de apoio. Entre eles: Famílias Enlutadas, Familiares de Pacientes da Unidade de Terapia Intensiva, Grupo de Diálogo da Unidade A3, Momentos Celebrativos e de Reflexão. O principal papel da Assistência Espiritual é consolar, independentemente da situação.

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook