INSTITUCIONAL

Hospital Santa Catarina de Blumenau, aqui você se sente bem

  • Histórico

    1900

    O Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) nasceu de um desafio feito, em 1915, pelo pastor Walter Mummelthey à assembléia do Sínodo Evangélico Santa Catarina e Paraná, de construir um hospital evangélico em Blumenau. Após o desafio aceito, a comunidade evangélica cedeu o terreno e uma comissão assumiu a incumbência de arrecadar fundos e fiscalizar a construção, que teve início em fevereiro de 1916, em plena Primeira Guerra Mundial. Apesar das dificuldades, o Hospital pode ser inaugurado no dia 27 de junho de 1920, contando com 50 leitos divididos em duas alas: uma para homens, e outra destinada a mulheres. A enfermagem era composta por seis diaconisas, as tradicionais "Schwester", chefiadas pela irmã Gertrud Vogt, todas oriundas da Casa Matriz Kaiserswerth, de Wittenberg, Alemanha. Enquanto os trabalhos médicos foram confiados ao Dr. Christian Johnsen.

  • EVOLUÇÃO

    Evolução 1 Em 1934, são agregados ao Hospital um pavilhão de isolamento com mais 22 leitos e a infraestrutura necessária para atender pacientes vitimados pela febre tifóide. Em 1937 o HSC Blumenau é outra vez ampliado, com a construção de uma grande ala de três pavimentos, que até hoje constitui o bloco arquitetônico central da Instituição. Outras melhorias e ampliações se seguiram no decorrer dos anos, como a instalação dos consultórios médicos, recepção, mais algumas unidades confortáveis de internação e Unidade de Terapia Intensiva Adulto.
    No final da década de 1980, o Hospital Santa Catarina de Blumenau enfrentava a sua maior crise financeira, o que levou a direção a optar pelo descredenciamento do SUS, em 1987. Na época, um movimento nacional pretendia descredenciar todos os hospitais do SUS, mas poucos aderiram.O Hospital não recebia auxílio do governo e, se a direção não tivesse tomado a decisão de "andar pelas próprias pernas", hoje estaria em situação insustentável. Por isso, foram necessárias mudanças profundas. A começar por uma nova forma de administrar, com padrões rígidos e uma visão empresarial que permitiram grandes e constantes investimentos em ampliações físicas, implantação de tecnologias de ponta, treinamento e valorização dos colaboradores. Em seguida, partindo de um diagnóstico e prognóstico para o futuro, foi elaborado e implementado, em 1991, o Plano Diretor do Hospital, que prevê projetos de forma modular e flexível, de acordo com as necessidades, circunstâncias econômicas e políticas. No mesmo ano foi eleita uma nova diretoria, que reoxigenou e proporcionou maior dinâmica às atividades do Hospital, com estratégias específicas de gestão.
    Evolução 2 O HSC Blumenau, por ser um hospital geral exige, muitas vezes, coragem e até ousadia da administração para implementar mudanças. Assim, seguindo as diretrizes do Plano Diretor para tornar ainda mais eficientes os serviços prestados, o Hospital construiu um prédio de 12 andares, o Centro Clínico Santa Catarina, com capacidade para 100 consultórios médicos, inaugurado em março de 1998.
    Em 2000 inova sua logomarca, para iniciar uma nova fase da Instituição, marcada por grandes investimentos em ampliações, inovações administrativas e tecnológicas. E dessa forma, conquistou igualdade entre os hospitais mais avançados do País pela implantação de importantes alternativas na prestação de serviços em diferentes especialidades médicas, por meio de parcerias e terceirização.

  • Atual

    HOJE

    A humanização e a tecnologia, aliadas à infraestrutura e aos profissionais qualificados em todas as áreas, são itens fundamentais ao HSC Blumenau. E é justamente por isso, que investimentos periódicos são realizados com o objetivo de oferecer o que há de melhor aos nossos clientes, para que se sintam bem durante cada etapa do tratamento. Porque, para o Hospital Santa Catarina de Blumenau, a prestação de um atendimento diferenciado é também uma forma de dar atenção aos sentimentos de quem precisa de cuidados especiais.

    Atual 2 Mais do que um Hospital, o HSC Blumenau é um complexo de saúde. Na mesma estrutura física, os clientes e seus familiares têm à disposição todos os serviços que compõem um atendimento integral: assistência espiritual, farmácia, nutrição, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. Assim como acesso, sempre que precisarem, ao Bloco Cirúrgico, Pronto-Atendimento, Centro de Terapia Intensiva Adulto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Clínica de Diagnóstico por Imagem (Bluimagem), Centro de Oncologia (ONCO HSC), entre tantos outros serviços assistenciais. Isso quer dizer que os pacientes contam com um atendimento médico-hospitalar completo, que atende as suas necessidades de maneira prática, rápida e bem mais segura.

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook