INSTITUCIONAL
Hospital Santa Catarina de Blumenau, aqui você se sente bem
O HSC Blumenau nasceu de um grande sonho. Um sonho que só foi possível concretizar com a valiosa colaboração dos blumenauenses. Apesar de algumas adversidades encontradas pelo caminho, em 27 de junho de 1920, a Comunidade Luterana inaugura o Hospital, com 50 leitos, sendo uma unidade para homens e outra para mulheres, e os cuidados assistenciais sob a responsabilidade de diaconisas alemãs.
Com o passar dos anos, uma história de comprometimento e pioneirismo é construída. Grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta, contratação de profissionais altamente qualificados e importantes alianças com parceiros, permitem ao HSC Blumenau oferecer assistência médico-hospitalar diferenciada.
Hoje, o Hospital conta com uma área construída de mais de 19 mil metros quadrados. São 152 leitos de internação, entre eles, 20 leitos de CTI Adulto,10 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica (UTI-NEOPED), 18 leitos da Clínica de Saúde Mental, seis salas cirúrgicas e 15 suítes, incluindo uma máster.
Ao todo são em torno de 1.000 colaboradores – 40% destes da equipe de enfermagem – e 386 médicos atuantes no Corpo Clínico em 51 especialidades. Em média, por mês, o HSC Blumenau realiza 3.500 atendimentos no Pronto-Atendimento e 850 internações. Além disso, são feitas em torno de 600 cirurgias.
E foram esses diferenciais que permitiram ao HSC conquistar em fevereiro de 2012, a certificação ISO 9001, resultado da de dedicação de muitos anos, em especial na última década, quando o Hospital passou a utilizar conceitos reconhecidos mundialmente sobre qualidade técnica, gestão e humanização no atendimento médico-hospitalar.
Mas o Hospital foi além e conquistou em novembro de 2013, a Acreditação ONA Nível I. A Organização Nacional de Acreditação - ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
A busca pela melhoria contínua levou o HSC Blumenau ainda mais longe, conquistando em outubro de 2015, o Nível II, e mais recentemente, em dezembro de 2016, o Nível III da ONA, o nível de excelência em serviços prestados.