REVISTA ESSÊNCIA

DIGA ADEUS ÀS VARIZES

Parceria entre HSC Blumenau e Angioklinik garante técnicas mais avançadas e cientificamente consistentes no tratamento de varizes.

CERCA DE 30% da população mundial sofre de varizes, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde. Destes, apenas 30% são homens. Queimação, cãibra, inchaço, coceira e sensação de peso e fadiga nas pernas são sinais comuns para milhares de homens e mulheres que sofrem com o problema. Mas como surgem as varizes?

De acordo com o angiologista e cirurgião vascular do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Dr. Fabrício Zucco, a pré-disposição genética e o estilo de vida são as principais causas para o surgimento das varizes. “Sedentarismo, excesso de peso, uso precoce de anticoncepcionais e a herança genética – doenças que passam de pais para filhos - são fatores que aceleram o enfraquecimento da parede dos vasos, causando a dilatação da veia”, explica.

As varizes podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre, e cada uma das fases exige um tratamento específico. Somente após uma avaliação cautelosa, é possível planejar o tratamento. “O exame físico aliado aos exames complementares é essencial para um tratamento individualizado e assertivo”, completa o angiologista.

Segundo Dr. Fabrício, os resultados dependem de vários fatores, tais como: o grau da doença, o tipo de pele e os fatores ambientais.
“A escolha da abordagem adequada e os cuidados pós-tratamento – sejam eles cirúrgicos ou não – são primordiais para obtermos melhores resultados”, afirma.

VARIZES: TIPOS E TRATAMENTOS
Varizes – São vasos dilatados e tortuosos com diâmetro superior a 3mm, as famosas varizes grossas e saltadas. Os tipos de tratamento são: cirurgia convencional com a extração do vaso doente; ablação com endolaser ecoguiado (um método minimamente invasivo, guiado por ultrassonografia, em que é feito um pequeno acesso à veia a ser tratada usando uma agulha (sem cortes) e uma fibra óptica fina, que cauteriza a veia internamente) ou ablação química pela técnica com espuma (infusão de uma mistura de gás e líquido que gera uma espuma capaz de fechar os vasos). O período de recuperação varia de acordo com o grau da doença, porém, quanto menos invasiva for a técnica, mais rápido será o retorno às atividades.

Reticulares ou microvarizes – São vasos visíveis (com 1-2mm de diâmetro), mas não salientes. Eles podem ser tratados por cirurgia ou ablação com laser transdérmico+escleroterapia (ClaCs). A técnica de ClaCs é um procedimento não invasivo que consiste no disparo do laser através da pele, promovendo a destruição da varicosidade pela dissipação de calor intenso, localizado e seletivo. Por ser ambulatorial, o paciente já pode retornar às atividades no dia seguinte ao tratamento.

Telangiectasias ou vasinhos – São vasos de menor calibre, parecidos com fios de cabelo. Essas pequenas ramificações, conhecidas também como vasinhos, podem ser tratadas com escleroterapia convencional ou ClaCs.

ANGIOKLINIK E HSC BLUMENAU
A preocupação do HSC Blumenau com a melhoria contínua e a seriedade com que a AngioKlinik encara a especialidade é ingrediente fundamental para uma parceria duradoura. Essa parceria beneficiará, especialmente, a população de Blumenau e região que, a partir de 2017, passa a contar com um serviço de cuidados avançados na área de Cirurgia Vascular e Radiologia Intervencionista.

De acordo com Dr. Fabrício, o projeto da AngioKlinik é instalar dentro das dependências do Hospital um centro voltado para a alta complexidade. “O tratamento adotado será direcionado às cirurgias de Aorta e Artérias Periféricas – Carótidas e às cirurgias de Vasos Viscerais de membros inferiores e superiores, como aneurismas e doença obstrutiva”, planeja. 

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook