REVISTA ESSÊNCIA

DETALHES QUE SALVAM VIDAS

ERRAR É MESMO HUMANO? Diariamente, a imprensa de todo o mundo tem noticiado erros gravíssimos em procedimentos hospitalares em decorrência de falhas de comunicação. Cirurgia em membros sadios, paciente operado por engano, doses erradas de medicamento. Problemas que se repetem pelo mundo afora em hospitais públicos e privados. Mas como se prevenir de casos como esses? Como escolher um Hospital?

Saber se ele tem um selo de qualidade é um bom parâmetro! Hospitais certificados e/ou acreditados são avaliados periodicamente por diversos quesitos, entre eles, a implantação e o monitoramento de protocolos de segurança do paciente.

De acordo com a médica do Centro Cirúrgico, Dra.Patrícia da Costa Câmara, boa parte dos eventos adversos que ocorrem em procedimentos hospitalares pode ser evitada. “Medidas simples como a implantação de um protocolo de cirurgia segura e o cumprimento das ações e atitudes previstas no documento podem reduzir significativamente o risco de falhas na realização de procedimentos cirúrgicos”, destaca.

É por isso que a equipe assistencial do Hospital Santa Catarina de Blumenau utiliza, desde 2011, um “check-list” desenvolvido em conjunto com o protocolo de Cirurgia Segura. “O Check-list é uma espécie de conferência dos dados e informações relevantes sobre cada pessoa atendida no Centro Cirúrgico”, explica a médica.
O primeiro passo do check-list ocorre logo após a chegada do paciente ao hospital. “Sempre que uma cirurgia vai ser realizada, um profissional de enfermagem confere os dados dos pacientes, as
medicações em uso e eventuais exames. Isso é muito importante, pois alguns remédios podem
apresentar aumento de sangramento (anti-inflamatórios, anticoagulantes e fitoterápicos), aumento da ação de anestésicos (calmantes) ou alterações cardiológicas (remédios para pressão e coração)”, esclarece Dra. Patrícia.

Segundo a médica, nas cirurgias em que há lateralidade - lado esquerdo ou direito, por exemplo - o cirurgião é orientado a demarcar o local onde a cirurgia será realizada com uma caneta específica, antes de o paciente ser anestesiado. “Ações simples, mas que demonstram o respeito e a responsabilidade da equipe assistencial com as pessoas que confiam a própria vida aos seus anjos cuidadores”, destaca.

Outro cuidado muito importante é a liberação da sala de cirurgia que, aqui no HSC Blumenau, só acontece após a conferência da disponibilidade de próteses, medicações especiais e funcionamento perfeito dos equipamentos que serão utilizados. “Essas medidas levam apenas alguns minutos e são extremamente efetivas na prevenção de eventos adversos”, concluiu a médica.

A CULTURA DO CHECK-LIST
Engana-se quem pensa que a segurança do paciente depende apenas dos profissionais da saúde, os pacientes e familiares também podem (e devem) auxiliar. Confira algumas dicas:

1. Informe seu médico sobre alergias ou reações adversas que você possa ter apresentado em
outra internação.

2. Tenha sempre em mente o nome das medicações que você está utilizando.

3. Vá ao Hospital acompanhado por uma pessoa que tenha informações sobre o seu tratamento.

4. Faça uma consulta pré-anestésica. Não se esqueça de informar as medicações utilizadas por
você, as alergias e as cirurgias anteriores.

5. Respeite o tempo de jejum solicitado.

6. Caso apresente algum sintoma infeccioso, mesmo um simples resfriado, informe ao seu médico.

7. Esclareça todas as dúvidas sobre seu diagnóstico, possibilidades de tratamento e possíveis complicações com o seu médico. Nunca fique com dúvidas.

8. Quando forem administrar uma medicação, pergunte o nome do medicamento e esclareça suas dúvidas. A equipe assistencial é preparada para fornecer a você essas informações.

9. Não toque sua incisão ou curativos sem ter higienizado suas mãos, mesmo que seja com sabão comum.

10. Após a cirurgia, evite ter muitas visitas ou contato social intenso, como em lojas, igrejas ou cinemas. Nesse período, a possibilidade de contrair uma infecção viral é maior.

11. Caso tenha algum sintoma novo ou alteração em sua incisão, fale com seu médico.

12. Pergunte sempre e nunca fique com dúvidas! 

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook