REVISTA ESSÊNCIA

SETE ATITUDES PARA EVITAR A ASMA

NO BRASIL, aproximadamente, 16 milhões de pessoas sofrem de asma. Causada por uma inflamação nos brônquios (“tubos” que conduzem o ar pelos pulmões), a asma possui sintomas como: chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar. Apesar de ser uma doença crônica e sem cura, é durante o inverno que ocorrem as complicações.

De acordo com o pneumologista do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Dr. Eduardo Menezes Lopes, as crises são causadas, na maioria das vezes, por infecções das vias respiratórias, especialmente de origem viral. “Outras causas como: exposições ambientais a gases ou fumaças irritativas, uso de algumas medicações ou contato com substâncias alérgenas como poeira e mofo também podem desencadear o problema”, aponta.
 

Entretanto, segundo o pneumologista, alguns cuidados simples podem evitar as crises. Confira.
 

1. NÃO TRATAR APENAS A CRISE
O primeiro e mais importante cuidado é lembrar que o tratamento da asma deve ser contínuo. Esse tratamento consiste em acompanhamento médico regular e, nos casos de asma persistente, o uso de medicações. As medicações são seguras, evitam as crises e não permitem um declínio da função pulmonar que ocorre em asmáticos sem tratamento adequado. Portanto, se for recomendado, utilize os medicamentos de forma contínua e sem medo.
 

2. INVISTA NA VACINA DA GRIPE
Os vírus respiratórios são os principais desencadeadores das crises. Por isso tomar a vacina da gripe pode ajudar a controlar a doença.
 

3. ENTRAR EM FORMA
Existe uma série de evidências científicas em que a redução do peso auxilia no controle da asma. O tecido adiposo produz substâncias inflamatórias que afetam a musculatura dos brônquios e pioram o quadro asmático.
 

4. EXERCITE-SE COM CUIDADO
Mexa-se. Não há nenhuma contraindicação para a realização de atividades físicas. Ao contrário, a prática regular de exercícios auxilia significativamente no controle da doença. Mas, antes de
começar, procure orientação médica e descubra qual é o exercício ideal para você e como realizá-lo.
 

5. INVESTIGUE AS POSSÍVEIS ALERGIAS
A exposição ambiental a substâncias alérgicas ao paciente é uma causa de descompensação do quadro. Por isso, conhecendo as alergias, é possível evitar a exposição ao agente e prevenir as crises.
 

6. CUIDE DA HIGIENE
Mofo, pelos de animais, insetos, ácaros e poeira domiciliar devem ser evitados. Lavar com maior frequência as roupas de cama e deixá-las secar ao sol também é muito importante. Em pessoas mais sensíveis, recomenda-se o uso de capas de colchão e fronhas antiácaros. Além disso, optar por piso, em vez de carpete e tapetes, é uma ótima opção. O controle da umidade com uso de desumidificadores também pode auxiliar.
 

7. CUIDADO COM O USO DE ALGUMAS MEDICAÇÕES
Algumas medicações podem desencadear crises de asma em pessoas sensíveis. Dentre essas medicações, as mais frequentes são os medicamentos anti-inflamatórios não hormonais (p. ex.: ácido acetilsalicílico, diclofenaco e ibuprofeno). 

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook