Blog

TAGS CATEGORIAS ARQUIVO

Notícias Outubro Rosa: HSC Blumenau adere à campanha de uma forma diferente TAGS: Artigo , Blog


Neste mês, a campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero espalha suas luzes por monumentos de vários países. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, por meio do movimento popular conhecido como Outubro Rosa, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre outros.

De acordo com a oncologista Dra. Denise L. Ferreira Machado, o objetivo do Movimento Outubro Rosa é conscientizar as mulheres com 40 anos ou mais sobre a importância de realizar a mamografia anualmente. “O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, explica.

De acordo com os dados divulgados pelo Inca - Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. “O autoexame continua a ser importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser observado no autoexame já não está mais no estágio inicial e as chances de cura são menores. A mamografia é a melhor forma de prevenção, pois consegue detectar até mesmo os nódulos muito pequenos”, explica a oncologista.

Campanha Outubro Rosa 2016


Para aderir ao movimento e chamar a atenção da comunidade, o Hospital Santa Catarina de Blumenau inovou e cobriu o gramado com cerca de 700 balões rosas na manhã do dia 03 de outubro, para abertura do mês de conscientização ao câncer de mama e colo do útero.

De acordo com a supervisora de Recursos Humanos, Sirlete Krug, o Hospital já participa do movimento Outubro Rosa desde 2010, mas este ano resolveu testar algo novo. “As luzes são belas e marcam o movimento de uma maneira única, mas os balões podem ser vistos durante o dia o que aumenta o impacto da ação e o número de pessoas conscientizadas. Deu certo. As pessoas perceberam, questionaram e conversavam sobre o assunto”, comemora.

Além dos balões, o Hospital preparou uma série de ações, entre elas, palestras de conscientização para colaboradores, café especiais e cinema para pacientes e a exposição “A beleza além do câncer”, em parceria com o projeto “As Super poderosas”.
 

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook