Blog

TAGS CATEGORIAS ARQUIVO

Vida e Saúde Existe sim relação entre a saúde bucal e a saúde geral do organismo TAGS: Blog

 

Pesquisas têm comprovado a relação entre saúde bucal e saúde geral do organismo humano. Evidências mostram que os desequilíbrios desencadeados pelas doenças bucais – cáries, doenças periodontais, edentulismo (falta de dentes), xerostomia (diminuição da saliva), que é muito frequente nas pessoas que utilizam medicamentos para o tratamento do câncer, da hipertensão arterial e muitos outros repercutem de forma significativa no corpo humano. Dentre as doenças sistêmicas que poderiam estar relacionadas com as doenças bucais podemos destacar as cardíacas obstrutivas, as gástricas, o parto prematuro, as pneumonias e diabetes. Estudos demonstram a necessidade da manutenção de uma saúde oral adequada – dentição sadia, pois ela influencia na condição geral de saúde do indivíduo.


A doença cardiovascular, que segundo a Organização Mundial da Saúde, constitui a principal causa de morte e de invalidez temporária ou permanente, está intimamente relacionada com a saúde bucal. Bactérias bucais também podem ser responsáveis pela “endocardite bacteriana”: bactérias que entram na corrente sanguínea pela escovação, mastigação ou algum procedimento odontológico que tenha sangramento, e alojam-se no coração, principalmente em pacientes que já possuem determinadas doenças cardíacas.


Desde 1996, sabe-se que a gestante com doença periodontal (doença da gengiva), por mais simples que seja, pode vir a ter um parto prematuro. As pneumonias, outro exemplo de doença relacionada a saúde bucal, podem ser ocasionadas pela aspiração de bactérias da boca, principalmente em pacientes hospitalizados, nos quais a higiene oral acaba não sendo preconizada.


É por essas e por outras, que atualmente a integração entre a Medicina e a Odontologia é fundamental nos tratamentos aplicados, melhorando sobremaneira os resultados com relação à cura e prevenção de algumas doenças. Inclusive, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 34/2013, que tem como objetivo regulamentar a presença do cirurgião-dentista nos Hospitais que tenham Unidades de Terapia Intensiva (UTI).


O Hospital Santa Catarina de Blumenau mais uma vez é um dos pioneiros e conta desde 2006 com a colaboração de um Departamento de Odontologia Hospitalar. Entre as ações do departamento é possível destacar: treinamentos para a equipe assistencial sobre higiene oral, instituição de protocolos de higiene oral para os pacientes internados e procedimentos cirúrgicos - restaurações, profilaxias, extrações dentárias, confecção de próteses dentárias - necessários para a completa recuperação dos pacientes.


Fonte: Dra. Beatriz Helena Eger Schmitt
Especialista e mestre em Odontopediatria

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook