Blog

TAGS CATEGORIAS ARQUIVO

Vida e Saúde Dr. Amaury esclarece dúvidas sobre a Febre Amarela TAGS: Artigo , Blog , HSC


A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e existem duas formas conhecidas. A mais conhecida e que vem aparecendo na mídia ultimamente é a Febre Amarela Urbana, que vem afetando diversas regiões dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo neste começo de 2017.
 

Conheça um pouco sobre os dois tipos:

Febre amarela silvestre: em que mosquitos destas regiões se infectam picando macacos com a doença e podem transmitir a um humano que visite este local.
 

Febre amarela urbana: em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.
 

Conversamos com o Dr. Amaury Mielle, Infectologista do HSC Blumenau para esclarecer algumas dúvidas a cerca da doença e formas de como se prevenir. Confira!
 

Qual a diferença da Febre Amarela em relação às outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti?

Dr. Amaury: O quadro clínico inicial é muito semelhante às outras doenças (dengue, zika e chikungunya) com febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Porém a atenção à febre amarela reside na possibilidade de haver comprometimento do fígado e do sistema de coagulação, o que pode ocasionar distúrbios hemorrágicos.
 

Quando devemos tomar a vacina da Febre Amarela e com que frequência?

Dr. Amaury: A vacina é indicada para quem irá viajar para localidades onde estejam ocorrendo casos confirmados (no momento Minas Gerais e Espírito Santo). A vacina deve ser aplicada com no mínimo 10 dias antes da data da viagem para garantir a proteção dos anticorpos. A imunidade induzida pela vacina dura por no mínimo 10 anos (existe possibilidade de proteção de até 30 anos).
 

Existem motivos para preocupação com a doença em Santa Catarina ou no Vale do Itajaí neste momento?

Dr. Amaury: Sim. Diante do fato que temos focos do mosquito Aedes Aegypti em nosso estado, a possibilidade que venhamos a ter casos contraídos em Santa Catarina é plenamente possível.


Quais os principais sintomas da Febre?

Dr. Amaury: O quadro clínico é geralmente febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, dores articulares e em situações clássicas o desenvolvimento de icterícia (amarelão nos olhos) podendo haver manifestações de hemorragias.
 

O que fazer para tomar a dose da vacina?

Dr. Amaury: A vacina é disponível nos Centros de Saúde e deve ser indicada pelo médico. Também deve se levar em consideração, neste momento, a exposição epidemiológica do Brasil. Por enquanto só devem ser vacinados aqueles indivíduos que estiverem viajando para áreas onde a epidemia esteja em ocorrência.
 

Quais as prevenções possíveis em relação à doença?

Dr. Amaury: A vacina é o melhor método de proteção. Também o combate ao mosquito é fundamental.

Mais informações em: http://portalsaude.saude.gov.br/
 

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook