Blog

TAGS CATEGORIAS ARQUIVO

Notícias Cirurgia de Câncer Avançado é realizada pela primeira vez em Blumenau TAGS: Artigo



O Hospital Santa Catarina de Blumenau realizou, na última quinta-feira, 12 de janeiro, sob a coordenação da cirurgiã oncológica Patrícia Costa Câmara, a primeira Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy (HIPEC), conhecida no Brasil como Cirurgia de Citorredução associada à Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica.
 

Indicada apenas para pacientes com câncer em estágios avançados ou iniciados no peritônio (membrana que reveste os órgãos abdominais), o procedimento consiste na remoção de tumores da região abdominal combinada com a administração de quimioterapia hipertérmica.
 

Durante a cirurgia, o primeiro passo é remover todos os tumores visíveis possíveis, preservando, sempre que for viável, o órgão afetado pela doença. Após a remoção dos tumores, é realizada a infusão de um quimioterápico na cavidade abdominal através da máquina de Infusão Intraperitoneal Hipertérmica. Essa infusão atua com uma temperatura de 40 a 42°C graus.
 

De acordo com a cirurgiã oncológica, Patrícia da Costa Câmara é a combinação entre o quimioterápico e o calor exercido pela máquina que mata todas as células cancerígenas microscópicas, ou seja, as células não visíveis e, portanto, impossíveis de serem retiradas por cirurgia convencional.
 

Segundo Dra. Patrícia, a cirurgia dura entre 6h e 18h, dependendo da complexidade e do estado geral de saúde do paciente. “Embora seja um procedimento de alto risco, a Cirurgia Citorredutora quando bem sucedida aumenta as chances de cura e, nos casos em que não é possível, prolonga e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, destaca.
 

Além da cirurgiã responsável Dra. Patrícia Costa Câmara, integram a equipe: Dr. Rinaldo Danesi Pinto, Dr. Roger Kruger Lima e o médico convidado Dr. Eduardo Fernandes, do Rio de Janeiro.
 

O procedimento durou cerca de 10h e a paciente foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva.
 

RECEBA NOVIDADES

Se você deseja receber novidades sobre o HSC de Blumenau,

inscreva seu nome e e-mail nos campos abaixo para ser incluído na nossa lista de contatos:

Nome:


E-mail:

Siga e curta o HSC Blumenau nas redes sociais Siga-nos no Twitter Siga o HSC no Twitter Curta a Página do HSC no Facebook